OUR NEWS

09 Ago 2016

Caso de Estudo Supermercados SAIT Itália

Como as análises na loja melhoraram a rentabilidade de um supermercado?

Estudo de caso: SAIT Pilot

Este caso de estudo reporta um projecto piloto um grossista de supermercados italiano (SAIT) para testar como o RetailerIN analisa e ajuda na otimização e compreensão dos espaços dentro da loja. O resultado líquido foi um aumento nas vendas de produtos de alta margem.

Desafio e Oportunidade

SAIT é um grossista de supermercados italiano com forte presença comercial no norte da Itália. Fundada em 1899, atualmente administra aproximadamente 100 supermercados, gerando 300+ M€ de receitas anuais. Graças à sua tecnologia inovadora, nos últimos meses a RetailerIN trabalhou com a empresa, fornecendo análise dos movimentos dos compradores dentro de uma das lojas SAIT. O objetivo era entender como a organização de layout e exibição poderia ser melhorada para melhorar as vendas e a rentabilidade da loja.

Solução

Para alcançar esse objetivo, implantámos a nossa tecnologia RetailerIN numa das suas lojas, de média dimensão (~ 1.000m²) localizada perto de Trento, em Itália.A implementação incluiu a instalação de 14 antenas montadas no teto e aplicando “Tags” nos carrinhos e cestas de compras. O sistema de posicionamento interior utilizado foi fornecido pelo nosso parceiro tecnológico Quuppa. A implementação foi rápida. Demorou cerca de 2 horas para o projeto de implementação e planeamento, 4 horas para cablagem e trabalho elétrico e 4 horas para instalar e ajustar a infra-estrutura de localização real. Em menos de 10 horas, os dados globais começaram a fluir através de nosso pipeline de processamento baseado em nuvem e as informações começaram a preencher um painel baseado na Web que fornece KPIs acionáveis.

retailerin_antenna
retailerin_baskets
retailerin_cart

Resultados

O piloto durou 6 meses.

Durante este período, o serviço RetailerIN foi utilizado por:

  • O gerente da loja para validar decisões específicas sobre as operações da loja, especialmente no que diz respeito à colocação de áreas promocionais e os fluxos globais de clientes.
  • O departamento de marketing do grossista, para tomar decisões informadas sobre a gestão e posicionamento na loja de marcas específicas,
  • Gerenciamento de Categoria para ganhar percepções sobre o valor do espaço de loja com base no número de clientes que visitam as várias áreas da loja.

RetailerIN destacou a presença de algumas áreas frias – áreas com baixo tráfego pedonal – na loja. Mapeando categorias e produtos para o layout real, descobrimos que alguns dos produtos de alta margem (em especial produtos alimentares orgânicos) foram posicionados em uma área fria. Ao mover esses produtos para uma área de alto tráfego, conforme identificado por heatmaps RetailerIN, de repente as coisas mudaram e, em particular:

Os consumidores começaram a gastar mais tempo na área de alimentos orgânicos (aumento de 16% no tempo de permanência da área em relação ao layout inicial), 7% mais clientes tinham pelo menos um produto alimentar orgânico em sua cesta e mais importante as vendas desses produtos cresceram Mais de 5% ao longo de um período de 45 dias. E este não foi um efeito temporário devido à nova colocação: após três meses este aumento na venda ainda persiste!

retailerin_heatmap

Conclusões

Ao analisar como os compradores se movem dentro de uma loja, o RetailerIN fornece aos gerentes de lojas uma visão acionável sobre como melhorar o desempenho da loja. Neste caso de estudo, foi alcançado um notável aumento de rentabilidade reorganizando o layout da loja, a fim de atrair mais tráfego pedestre para uma categoria de produtos de alta margem. Esta intervenção, orientada pela RetailerIN Analytics, foi suficiente para fornecer um ROI positivo para o cliente.

Quer saber mais sobre como RetailerIN pode melhorar seu negócio de Retalho?

admin_binary