RETAILERIN

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO IN-STORE

Em que consiste

RetailerIN é uma solução avançada na análise in-store, capaz de medir e analisar em tempo real e com elevada precisão como os compradores de movem ou interagem com os produtos numa loja física, e transformar esses dados em Indicadores Chave de Desempenho acionáveis para gestão de armazenamento e comercialização, e assim melhorar procedimentos e otimizar a rentabilidade da loja.

“You can’t optimize what you can’t measure”. A capacidade de monitorizar, analisar, e controlar procedimentos ou operações de cuidados médicos, em tempo real, conduz a uma melhor experiência do paciente, novos serviços, melhoramentos a nível de cuidados médicos e tratamentos com resultados mais seguros.

Infraestrutura sólida, análises escalonáveis e uma dashboard Web interativa.

Como Funciona em Supermercados

RetailerIN faz uso de tecnologias avançadas de posicionamento e deteção de interiores para acompanhar com alta precisão (precisão de 1m) como os clientes se movem dentro de uma mercearia e a forma como interagem com os produtos.

A informação é processada, utilizando ferramentas de grande volume de dados com tecnologia de ponta dotadas de métodos exclusivos para extrair indicadores relevantes e objetivos sobre o comportamento dos clientes dentro da loja, incluindo níveis de tráfego, padrões de movimento e análise das filas.

Estes indicadores e métricas são então usados para criar painéis de análise visual para gestão de armazenamento e marketing, ajudando-os a otimizar a distribuição dos produtos na loja, medir a eficácia da disposição da loja e melhorar a gestão de pessoal.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Análises Internas

Análises internas permitem aos retalhistas para perceberem como os compradores se movem dentro de suas lojas, que são áreas ou secções intensos ou quentes, tal como os trajetos internos mais utilizados. Isto é o indicador mais relevante de como os compradores se comportam dentro da loja e respetivas secções.

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Conversão & Contagem de Tráfego Pedonal

RetailerIN ultrapassa as soluções de contagem de pessoas, fornecendo meios para perceber qual o padrão de tráfego pedonal dentro da sua loja. Isto inclui não só o habitual número de entrada de clientes na loja, como também a fidelização com o passar do tempo e os recorrentes padrões.

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Otimização de Pessoal

Através do RetailerIN, você pode ajustar os níveis de pessoal dentro da loja com base no volume de compradores. Isto pode melhorar significativamente o desempenho da loja, focando as atividades certas no momento certo.

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Fidelização

Um dos principais desafios dos retalhistas é encontrar novas maneiras de atrair os compradores enquanto dentro da loja, oferecendo uma experiência relevante e ainda personalizada para a mudança e fidelização do cliente. Isto é um ingrediente fundamental para aumentar as vendas e o tamanho do cesto.

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INTERAÇÕES DE VENDA SÓCIOS / COMPRADORES

Compreender os caminhos de funcionários em toda a loja e as respetivas interações com os clientes são ingredientes fundamentais para assegurar a melhor qualidade nos serviços prestados. O conhecimento de onde os clientes mais tempo passam na loja, comparado a onde os sócios o fazem, pode fornecer informações importantes sobre as áreas que não são utilizadas e como otimizar as operações de loja.

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Alertas e Notificações em Tempo Real

Operações de loja necessitam de notificações em tempo real no intuito de maximizar a eficácia e permitir estratégias de manutenção da loja em tempo real.

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Análise de Filas de Espera

As filas de espera, embora não sejam um custo direto, certamente afetam a experiência de compra do cliente e a sua lealdade ao longo do tempo. Obtendo análises detalhadas sobre os padrões no check-out, o tempo de espera em salas de prova, pode dar ao gestor da loja uma tremenda oportunidade para aumentar a conversão e satisfação dos clientes. Isso tem um impacto sobre a satisfação dos clientes e eventualmente no volume de vendas.

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Análise Interiores

Heatmap

“Onde é que os clientes passam mais tempo dentro da minha loja? Quanto tempo permanecem? Quais são as secções mais populares? Quais os produtos que procuram?”

Análises internas permitem aos retalhistas compreender completamente como os compradores se movimentam dentro da sua loja, que são as secções ou áreas quentes, bem como os trajetos mais percorridos.

Este é o indicador mais relevante para a fidelização de clientes em toda a loja e departamentos.

RetailerIN fornece ferramentas de análise avançadas tais como as rotas mais usadas dentro da loja e quanto tempo os clientes permanecem em áreas específicas.

Tal conhecimento pode ser extraído desde do nível do departamento, até à categoria dum produto em particular. Esta informação pode ser analisada baseando-se na altura do dia ou da estação.

A partir do momento em que um retalhista identifica as áreas de maior tráfego da loja, pode implementar estratégias específicas de planeamento e layout do produto, colocando mercadoria chave nestas áreas mais visitadas para promover a mudança, projeção de vendas, e promoção de mercadoria. Da mesma forma, esta informação pode ser usada para garantir um ótimo desempenho de campanhas promocionais.

As ferramentas de análise interna da RetailerIN permite que os retalhistas possam modelar facilmente as suas lojas, especificando secções, categorias de produtos, corredores, topos ou pontas. A RetailerIN vai então automaticamente começar a computar KPIs acionáveis para permitir que os retalhistas rapidamente identifiquem:

  • Otimizar a disposição e o layout da loja através da identificação das áreas menos visitadas.
  • Melhorar a experiência dos clientes através da identificação de entraves no fluxo dos clientes e áreas congestionadas ao longo do tempo.
  • Aumentar o envolvimento com a criação de experiências de compra personalizadas para segmentos de clientes específicos.
  • Padrões para clientes habituais.
  • Compromisso com marcas específicas e campanhas promocionais.

Contagem, Afluência e Conversão

“Quantos clientes entram na sua loja, com que frequência? Quais são os horários de pico da loja, bem como dos vários departamentos?”

RetailerIN ultrapassa as soluções de contagem de pessoas, fornecendo meios para perceber qual o padrão de tráfego pedonal dentro da sua loja. Isto inclui não só o habitual número de entradas de clientes na loja, como também a fidelização com o passar do tempo e os padrões recorrentes.

Através da análise do tráfego pedonal e conversão, poderá aumentar as vendas através da identificação lojas mais eficientes, identificando as melhores práticas que podem ser rapidamente replicadas em lojas com menor desempenho.

Otimização de Pessoal

“Qual é a melhor estratégia para alinhar o volume de tráfego e as operações em loja, preservando uma boa performance na sua loja?”

Com a ajuda do RetailerIN você pode ajustar os níveis de pessoal dentro da loja de acordo com o volume de clientes. Isto pode melhorar significativamente o desempenho da sua loja, concentrando a sua atenção nas actividades certas, no momento certo.

Focado na presença dos clientes, torna-se possível:

  • Disponha os colaboradores nos departamentos ou locais, com base na presença de clientes na loja.
  • Prioritize as atividades para executar na loja com a finalidade de otimizar a tarefas mantendo simultaneamente um apoio ao cliente adequado.
  • Realocar turnos para se alinhar com os padrões de afluência para melhorar os níveis serviço e maximizar a conversão, vendas e lucro.
  • Receba alertas em tempo real quando um pico o afluência à sua loja é detectado.

 

Otimização de pessoal funciona tanto no nível da loja, como ao nível departamental. As métricas do RetailerIN podem determinar picos de tráfego em departamentos, e sugerir como servir melhor tal departamento durante os picos de afluência.

Reafetação dos turnos para permitir redução de custos, enquanto se fornece uma experiência ótima ao cliente, impulsionando uma forma de melhorar as conversões.

Engagement

Fidelização

“Como implementar estratégias de fidelização na loja de modo a aumentar a conversão de clientes e a lealdade?”

Um dos principais desafios da venda a retalho moderna é encontrar novas maneiras de envolver os consumidores, enquanto estão na loja, oferecendo uma experiência cativante e personalizado faz aumentar a conversão e lealdade. Este é um ingrediente fundamental para aumentar as vendas e o tamanho da cesta de compras.

Afiliados de Venda / Interações com Clientes

“Como, onde e por quanto tempo a sua equipa interage com os clientes, e como isso ajuda a atingir os objetivos da loja?”

Compreender os caminhos de funcionários em toda a loja e suas interações com os clientes é um ingrediente fundamental para assegurar uma melhor qualidade de serviço. A compreensão onde os consumidores gastam o seu tempo na loja, comparando com a localização dos vendedores, pode fornecer informações importantes sobre quais são as áreas com falhas e sobre como otimizar as operações da loja.

Notificações e Alertas em Tempo Real

“Como antecipar necessidades e gerir as operações da sua loja em tempo real?”

Para maximizar a eficácia e permitir implementar estratégias de gestão em tempo real, são necessários sistemas de notificação em tempo real. Isto incluí:

* Abertura ou fecho de balcões de checkout dependendo do número de clientes que se aproxima do balcão de pagamento
* Arrumar / Limpar salas de prova após o uso pelo cliente
* Re-afectação de pessoal para áreas mais ocupadas da loja

Alertas em tempo real também podem ser usadas para acionar actividades de marketing tais como campanhas de marketing de proximidade para cativar a atenção dos clientes em dias de maior afluência, aproveitando as oportunidades de artigos em stock.

ANÁLISES DE FILAS DE ESPERA

“Como afetam as filas de espera a experiência de compras e o desempenho da loja?”

As filas de espera, embora não sejam um custo direto, certamente afetam a experiência de compra do cliente e a sua lealdade ao longo do tempo. Obtendo análises detalhadas sobre os padrões no check-out, o tempo de espera salas de prova, pode dar ao gestor da loja uma tremenda oportunidade para aumentar a conversão e satisfação dos clientes. Isso tem um impacto sobre a satisfação dos clientes e eventualmente no volume de vendas. Através das análise detalhadas das filas de espera:

  • Prevenir em tempo real “bottlenecks” nos balcões de checkout e oferecer a melhor experiência de “check out” possível
  • Apoiar o dimensionamento e agendamento de pessoal de modo a lidar correctamente com picos de tráfego
  • Obter feedback mensurável sobre o layout da loja e experiência do cliente